terça-feira, 28 de abril de 2009

Cabo Frio precisa dar valor ao que se tem.


Temos que reconhecer que alguns feitos na área do meio ambiente, como a demarcação e da criação de planos de manejo de parques municipais , não deixou de vir como uma boa notícia para a questão ambiental da cidade. Mas, ainda estamos "engatinhando" em relação ao que dispomos em biodiversidades.

Precisa ser reconhecido e mais explorado o lado ecoturístico de Cabo Frio .

Temos uma biodiversidade marinha riquíssima e uma ampla diversidade ambiental ,a qual ,se encontra ameaçada pelo crescimento desordenado e o desrespeito à patrimônios naturais.

As dunas costeiras de Cabo Frio constituem o mais importante registro ativo eólico do sudeste brasileiro. A areia que forma as dunas tem origem nos depósitos marinhos adjacentes, de onde são removidos e lançados na praia pela ação das ondas. A zona de alimentação das dunas migratórias de Cabo Frio está localizada na área das praias do Forte, das Dunas e do Foguete.

A Duna Dama Branca apresenta uma altura de 33 metros. Sua movimentação é lenta e gradual, soterrando a planície costeira coberta por vegetação de restinga. Além da excepcional beleza geológica e paisagística, a Duna Dama Branca é a maior duna isolada do sudeste brasileiro.A duna Dama Branca, por sua importância e singularidade, foi tombada pelo INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Tombamento Provisório em 11.03.1985 e Definitivo em 08.04.1988). O tombamento foi um marco para a preservação do patrimônio natural na Região dos Lagos que foi, desta forma, resguardado para todos nós.
Sobre o tombamento, o INEPAC faz as seguintes considerações:
"Filhas da sedimentação marinha e do vento nordeste, essas formações de areia são únicas no Estado, como ecossistema ímpar, patrimônio botânico e paisagem, com exceção das áreas militares da Marambaia. Há orquídeas e filodendros que só ali vicejam, amarradas pela vegetação da restinga ou varridas pelos ventos que as esculpem e as desfazem sem parar. Símbolo de identidade da região, à imagem da mais famosa entre elas, a Duna-Mãe, conhecida pelo povo como Dama Branca, é circundada por verdadeiros corredores de dunas, a ela paralelos, móveis ou já fixadas por vegetação de restinga. O tombamento resultou de estudo realizado com a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente / Feema."
Neste local, a areia e o vento seguem seu trabalho, esculpindo uma nova paisagem a cada instante. Somos privilegiados: este momento da natureza é só nosso. Amanhã outros serão brindados com um novo espetáculo.
(www.drm.rj.gov.br)

Conforme a Agência Rio de Notícias,durante vistorias em cidades como Cabo Frio, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo em 2008 e 2009, membros da comissão detectaram uma série de irregularidades, tais como construções erguidas ilegalmente, esgoto a céu aberto, assoreamento indevido de lagos e rios e construção de casas em faixas marginais de proteção.

Cabo Frio se diz uma cidade turística , nesse caso,o que se vê então é que está " cuspindo no prato que se come". Como cada "jardim é reflexo do jardineiro" , muitos não respeitam o próprio chão e se acham no direito de se lamentar depois.Tem que se ter a consciência de que a cidade que pode nos alimentar todos os dias através de emprego, é mais importante que a ilusão vamos dizer de uma caixa de leite de apenas alguns dias, é aquela velha estória que dizem de brasileiro não saber votar ; na verdade,acho que não se valoriza o voto como se devia e, o preocupante são as consequências.




Nenhum comentário:

Postar um comentário