terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Druidismo e o Ativismo Ambiental










Primeiramente vamos esclarecer: Paganismo, significa "habitante do campo', eh o culto a natureza como sagrada, nada haver c/ culto ao demonio , alias , mais um dos equivocos historicos c/ fins vantajosos aos interessados tb historicos.

Segundo: Druidismo nao eh Wicca.

E terceiro:Mas a verdade, eh que nao hah rituais de sacrificios nem humanos e nem animais, pelo contrario,esses atos crueis e fanaticos eh p/ loucos devairados satanicos que deviam estar numa camisa de forca.
Assemelham-se sim, em suas funcoes aos xamanismo , tipo como a dos nativos americanos.E isto, eh devido a caracteristica fundamental da espiritualidade dos druidas: a profunda integração com o meio ambiente; a percepção de que a Natureza eh viva; eh sagrada, pois nos alimenta e isso eh a grande alquimia da vida, transformar uma semente no pao de cada dia.

Toda religiao evolui e todas tem lah seus historicos episodios tragicos, que o diga a Santa Inquisicao e a Reforma de Lutero que matou milhares de pessoas seguindo a linha de pensamento : "Que mal pode causar se um homem diz uma boa e grossa mentira por uma causa meritória e para o bem da igreja (luterana).".

Conforme visto, o druidismo era a religião dos celtas que ainda permanece viva e adaptada para os dias de hoje. Nela,o princípio básico eh a sacralidade da Natureza e por isso, eh inevitavel a busca por mais equilibrio e menos agressao a Mãe Terra; defende-se a harmonia, o amor e o respeito ao Meio Ambiente e nao o parasitismo desenfreado e inconsequente, que transforma a raça humana em uma doença malefica desse imenso organismo.

Conforme um membro da OBOD (The order of Bards ,Ovates e Druids):"Druidismo é uma espiritualidade de coisas simples - de tempo e lugar, a existência e a imaginação. Ela ensina a apreciação do nascer do sol eo som da água. Somos livres para expressar a divindade como a experimentamos."...
O que poucos sabem eh que alem do Projeto Bosque Sagrado, muitos druidas estão envolvidos com trabalhos ambientalistas e com a proteção do nosso planeta atraves principalmente de Ongs,fazendo parte delas ou p/ detras delas .
Pois os três deveres de um druida sao : curar a si mesmo; curar a comunidade; curar a Terra.

Diante fonte da BBC Brasil, o druidismo deve se tornar a primeira prática pagã a receber reconhecimento oficial como religião no Reino Unido, status que lhe garante isenção fiscal. Isso significa que os Druidaspodem receber isenção de impostos sobre doações - e agora têm o mesmo estatuto que as religiões tradicionais, como a Igreja da Inglaterra.
A comissão britânica que regula instituições de caridade aceitou o argumento de que a adoração a espíritos naturais pode ser vista como uma atividade religiosa de interesse público, milhares de anos após os primeiros druidas terem surgido no Reino Unido. O druidismo é uma das primeiras práticas espirituais de que se tem conhecimento no Reino Unido, e os druidas também existiram em sociedades celtas em outros países da Europa.

A organização Druid Network afirma, no entanto, que não se beneficiará da isenção fiscal a que deve ter direito, porque não recebe dinheiro o suficiente para tal.Phil Ryder, líder da Druid Network, disse apreciar o reconhecimento oficial, ainda que esse não tivesse sido o motivo pelo qual pediu o status de organização de caridade. "Pedimos porque somos obrigados por lei a fazê-lo."

Embora muitos os vejam como pessoas misteriosas, os antigos druidas eram conhecidos como líderes religiosos, juízes e sábios entre os celtas durante os tempos pré-cristãos. Como o site Druidismo diz,"os 'textos' sagrados dos Druidas são o passar das estações do ano, são os ritmos da Natureza, as marés, as flores, as tempestades, as trilhas do Sol e da Lua através do firmamento. É um texto 'interativo', que não deve ser memorizado ou entendido, mas sim sentido no fundo de nossas almas".

As pessoas estao se conscientizando cada vez mais em preservar o meio ambiente e conforme Adrian Rooke, um druida que trabalha como conselheiro disse: "O mundo está ficando sem recursos, e nesse contexto, agora é mais importante para as pessoas formular uma relação com a natureza."




Uma Sociedade Ecozóica
"Todos nós temos nosso trabalho particular. Temos uma variedade de ocupações. Mas além do trabalho que desempenhamos e da vida que levamos, temos uma Grande Obra na qual todos estamos envolvidos e ninguém está isento: é a obra de deixar uma era cenozóica terminal e ingressar na nova Era Ecozóica na história do Planeta Terra. Esta é a Grande Obra".
- Thomas Berry (geólogo, pensador, visionário )
















Fontes tb utilizadas:CBS News; Luis Nassif Online ; blog Caer Tabebuya; Templo de Avalon
Fotos: Picasa; flickr; xamanismo.com.br ; http://www.montrealcelticfestival.com/celtic.jpg ; http://2.bp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário