terça-feira, 28 de abril de 2009

A Lagoa de Araruama ainda resiste

Concessionárias de esgoto vão despoluir a Lagoa de Araruama

As concessionárias de esgoto da Região dos Lagos terão que implantar até o próximo verão um sistema para a retirada de lodo que está retido no fundo da Lagoa de Araruama. Luiz Firmino Martins, presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi quem anunciou, nesta segunda-feira, na primeira audiência pública de 2009 da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

De acordo com Firmino, as concessionárias deverão apresentar, anteriormente, os projetos para serem aprovados e os sistemas terão de estar funcionando já no próximo verão. Durante a audiência, o presidente apresentou um histórico da situação da Lagoa e das ações feitas pelo Inea. Ele destacou ainda a importância da melhoria do estado do corpo hídrico, que requer uma instalação de uma rede separativa de esgoto para a região.

Firmino lembrou também, por meio do Pacto de Saneamento, que o governo vem estimulando recursos do Fecam e 70% do FUNDRHI para projetos e implantação de sistema de esgoto. A reunião foi transmitida ao vivo pela TV Alerj e contou com a presença de representantes de prefeituras e ONGs. Os participantes puderam formular perguntas às autoridades. O encontro teve como tema a busca de soluções para os problemas ambientais da Região dos Lagos.

Fonte: Sidney Rezende

Enviado por: Blog Carioca - Categoria: Meio Ambiente, Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário