segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gestão de resíduos sólidos – mais do que uma tendência, uma necessidade

A questão do lixo e sua destinação continua sendo uma das principais preocupações dos governantes e da sociedade. 

Em Minas Gerais foi assinada, na última sexta-feira (24), uma carta convênio de Cooperação Técnica para o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Estado de Minas Gerais. Estiveram presentes na assinatura do acordo os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, e do Meio Ambiente, José Carlos de Carvalho, além do diretor do BID para o Brasil, José Carlos Miranda e do representante do BID no Brasil, José Luis Lupo, diretores do BDMG, entre outras autoridades.

O convênio visa incentivar o Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (GIRSU), para erradicação dos lixões no Estado. Serão selecionados municípios para a implantação de projetos-pilotos para operação e monitoramento de instalações para o tratamento e disposição dos resíduos. Estão previstos ainda consórcios públicos entre municípios para implantação desses sistemas de gerenciamento.

A iniciativa prevê ainda, o suporte por meio de consultorias técnicas e jurídicas, para a criação de consórcios públicos entre municípios destinados à implantação do GIRSU. 

Seminário no Paraná

Em Londrina (PR), começou ontem (26), o seminário Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais e de Serviços de Saúde. Realizado em parceria entre o Ministério Público do Paraná, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o evento envolve representantes de órgãos públicos, gestores de resíduos sólidos, institutos de pesquisa e extensão, universidades, organizações não-governamentais, técnicos, consultores, empresários, pesquisadores, professores e estudantes.

Os debates iniciam hoje. A tarde de ontem foi dedicada a uma oficina para construção de aquecedor solar com materiais recicláveis.Fonte:Ambiente Brasil 27/4/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário