segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dicas para você agir com consciência ambiental




 

- Em águas rasas, evite o uso de nadadeiras pois se movimentadas bruscamente provocam a quebra de organismos e a suspensão de sedimentos.

- Observe e se informe sobre os horários e ciclos de marés a fim de evitar situações imprevistas e perigosas.

- Comprar e comercializar artesanato produzido com corais é proibido por lei*.

- Ao visitar um ambiente natural, deposite o lixo em local apropriado ou leve-o de volta.

- A pesca só pode ser praticada com licença do órgão competente, não sendo permitida em algumas Unidades de Conservação. Evite o uso de arpão e espeto, pois afugenta a fauna.

- Não colete nada, leve do ambiente recifal apenas memórias e fotografias.

- Informe-se sobre as normas de uso das Unidades de Conservação visitadas e respeite os regulamentos.

- Alimentar peixes com sobras e outros alimentos humanos prejudica a saúde dos mesmos.

- Fundeie a embarcação na areia, pois jogar âncora sobre os recifes é proibido por lei*.

- Ao mergulhar em poças de maré ou áreas de pouca circulação, evite o uso de filtro solar, óleos e cremes, que prejudicam os animais marinhos.

- Os equipamentos de mergulho autônomo devem ser mantidos perto do corpo do mergulhador para que os mesmos não destruam os corais.

- Não pise e nem toque nos corais, eles são animais muito frágeis. A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos e adubos químicos, responsáveis pela contaminação de alimentos e cursos d'água. Seus insumos são rochas moídas, restos de vegetais, estercos e humus de minhoca.

- Na agricultura orgânica a vegetação nativa é tão importante quanto os campos de cultura, pois preservam a água e os inimigos naturais das pragas.

- Na natureza existem venenos e remédios naturais que podem ser usados nas culturas reduzindo o impacto e a contaminação dos alimentos.

- Sendo possível, procure consumir alimentos orgânicos: são mais saborosos, cheirosos, coloridos e duráveis.

- Animais já podem ser tratados com homeopatia, que reduz custos e não contaminam a carne, leite e ovos.

- As joaninhas se alimentam de pulgões, que atacam as culturas. A utilização maciça de agrotóxicos no combate aos insetos que atacam as plantações desequilibra o ambiente natural, por matar inclusive animais como elas. O produtor agrícola tem aliados na própria natureza.

- Minhocas são indispensáveis para um solo fértil. Onde houver minhocas "trabalhando" existirá um bom solo para produção de hortaliças e mudas para reflorestamento.

- O desenvolvimento sustentável propõe a utilização responsável dos recursos naturais, a adoção de tecnologias adequadas e minimamente impactantes e a democratização dos processos que decidem o uso dos recursos naturais.

Colaboração: Wellington Eduardo Araújo Rocha (wellingtonear@banconordeste.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário