terça-feira, 28 de abril de 2009

Lagoas Costeiras da Restinga de Cabo Frio


Na restinga de Cabo Frio, que se estende do sul do canal de Itajuru, em Cabo Frio, até a praia do Pontal, em Arraial do Cabo, estão diversas lagoas que tem se mantido em completo anonimato.

São lagoas pequenas, rasas e em geral de coloração escura. Saindo da cidade de Cabo Frio, depara-se com as lagoas Última, Rasa e do Meio, posicionadas entre a praia das Dunas e a estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo. Entremeada entre as dunas da área tombada da “Dama Branca” aparecem lagoas rasas e diminutas. Todas elas são abastecidas por água do lençol freático. Seguem-se as lagoas de Barra Nova e Beber, ambas no município de Arraial do Cabo, assentadas junto à estrada RJ-102, que liga Arraial a Cabo Frio, por detrás das praias do Foguete e Pontal. A última lagoa chama-se Prainha ou Verde. Trata-se de uma pequena lagoa de restinga dentro da área urbana de Arraial do Cabo, em frente a Prainha.

A principal ameaça a estas lagoas é a perda de área devido à drenagem e aos aterros dos loteamentos, bem como o lançamento de lixo. Recentemente, o Ministério Público assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com a Secretaria estadual de Meio Ambiente e a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) para delimitação, a partir de abril de 2004, da orla e faixa marginal das lagoas do Meio, Rasa, Última, Barra Nova, de Beber e Prainha. A Lei Orgânica de Cabo Frio considera as lagoas Última, Rasa e do Meio como de preservação permanente (art 167 e VII), assim como a faixa marginal de proteção (art 166, IV).

Fonte:http://www.lagossaojoao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário