sábado, 7 de agosto de 2010

Projeto Ingá Sustentável dá força às ações socioambientais em Itu

( Publicado: Quarta-feira, 30 de junho de 2010 por Renan Pereira )


A meta é desenvolver campanhas que foquem a sustentabilidade.
“Desenvolver projetos socioambientais que foquem a sustentabilidade concretizando ideias e ideais, visando a possibilidade de expansão da experiência para outros locais do Brasil e do mundo”. Esse é o objetivo do Projeto Ingá Sustentável, campanha instalada na cidade de Itu por meio do “Núcleo de Educação, Pesquisa e Prática em Sustentabilidade”.

“Dispomos de uma área com aproximadamente dois hectares e identificamos a possibilidade de compartilhar práticas sustentáveis através de ferramentas e práticas da gestão de projetos. Definimos como base os conhecimentos existentes e disponíveis sobre permacultura e agrofloresta, permanecendo abertos para agregação de novas práticas e conhecimentos de outras entidades, profissionais e civilizações”, explica Gabriel Galvão Menezes, um dos coordenadores do projeto.
Uma das principais metas do Ingá Sustentável é planejar, projetar e construir uma propriedade rural integrada, sustentável e produtiva, compreendendo a produção orgânica e intensiva de alimentos; além da utilização e transformação de energias renováveis e a padronização de métodos para multiplicação em outras realidades. “Neste sentido nos tornaremos um espaço aberto para visitação, realização de cursos, palestras e eventos para qualquer grupo ou indivíduo interessado”, esclarece Menezes.
Para direcionar e validar tecnicamente o projeto, o comitê técnico conta com profissionais das áreas de agronomia, arquitetura, engenharia civil, gestão de projetos e pedagogia. Para isso, a campanha conta com uma série de instituições: Síntese Consultoria e Gestão de Negócios Ltda, Future Trends, Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CAD/Itu), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI/SP), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie e Defesa Civil do Município de São Paulo.
A partir da conclusão do Projeto Ingá Sustentável (prevista para novembro de 2010) o “Núcleo de Educação, Pesquisa e Prática em Sustentabilidade” dará início às suas atividades que, dentre outras, terá como características a função de ser um espaço educativo multi e interdisciplinar, demonstrando diferentes técnicas e tecnologias em diferentes níveis, tais como:
> Disposição inteligente dos elementos dentro de uma área;
> Habitação sustentável e ecológica;
> Aproveitamento da luz solar;
> Captação e armazenamento de água da chuva;
> Separação de resíduos;
> Compostagem de resíduos orgânicos;
> Policultivo agrícola intensivo;
> Horta mandala;
> Plantas medicinais e aromáticas;
> Cultivo em terraças;
> Uso racional da água;
> Energias renováveis;
> Método para reaplicação.


Fonte: Portal Itu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário