segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mancha de óleo e algas atinge Região dos Lagos

Um vazamento de origem desconhecida atingiu o litoral fluminense nesse domingo. Pelo menos cinco praias da Região dos Lagos foram afetadas.

Na Prainha, em Arraial do Cabo, uma das mais famosas da Região dos Lagos, as placas de óleo se espalharam por toda a faixa de areia. De longe, a água parecia limpa, mas de perto era possível ver as pequenas placas que chegavam à areia.

De acordo com a Capitania dos Portos, a mancha que se espalhou pela região foi vista por imagens de satélite. Durante todo o domingo, equipes colheram amostras, que serão enviadas para análise. A partir desse material, deve ser identificado de onde o óleo vazou. De acordo com Alcebíades Terra, Coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, a Petrobras é a responsável por fazer esse estudo.

De acordo com o corpo de bombeiros, a mancha se estendeu por, pelo menos, cinco praias da região. Em Cabo Frio, a praia do Peró foi afetada. Bem próximo ao óleo, cinco pinguins foram encontrados mortos pelos banhistas.

A Petrobras diz que não tem qualquer relação com a mancha de óleo. A assessoria da empresa informou que a Marinha pediu ajuda para conter o material, mas ainda não sabe de onde partiu o vazamento. A Capitania dos Portos recolheu amostras que serão enviadas para análise. O laudo deve ficar pronto em 20 dias e a multa pelo despejo pode chegar a R$ 50 milhões.

Fonte : Noticiario regional http://intertvonline.globo.com/rj/noticias.php?id=10229

Nenhum comentário:

Postar um comentário