terça-feira, 10 de agosto de 2010

Marinha analisa se óleo nas praias tem origem de tanques de navios

A principal hipótese para as manchas de óleo que atingiram algumas praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é de que o material tenha vazado de tanques de navios que estiveram na região. A informação foi divulgada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nesta segunda-feira (9).

Técnicos do Instituto Almirante Paulo Moreira, órgão de pesquisas da Marinha, recolheram o material e encaminharam para a análise. A expectativa dos peritos é que o laudo fique pronto em 20 dias.

As praias das Dunas e do Forte, em Cabo Frio, e Prainha, Pontal e Foguete, em Arraial do Cabo, um dos principais destinos turísticos do estado, foram algumas das contaminadas pelas pelotas de óleo. Segundo os agentes do Inea, não houve necessidade de colocar boias de contenção porque a maior quantidade de óleo está espalhada na areia das praias. Apesar dos transtornos, o Inea confirma que o óleo não chegou a Búzios, também na Região dos Lagos.

Marinha monitora tráfego de navios – O Inea recomenda aos banhistas que tiveram partes do corpo sujas pelo óleo que façam a limpeza com o óleo de cozinha e não com o solvente, já que a substância pode causar intoxicação.

A Marinha está desde o final de semana monitorando o tráfego marítimo dos últimos quatro dias dos navios que estiveram no Rio e nas áreas próximas às praias afetadas. O objetivo é coletar material dessas embarcações e comparar com o óleo encontrado nas areias. De acordo com o órgão, o infrator será notificado e autuado nos termos da Lei Federal Nº 9.966 de 28/04/2000, que pode aplicar multas de R$ 7 mil a R$ 50 milhões de acordo com as proporções do derramamento de óleo. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário