domingo, 4 de abril de 2010

Chocolate Orgânico


"Pela natureza da cultura e suas condições de produção dentro da mata, a produção de cacau já está integrada com uma das bases da agricultura orgânica, que, dentre outros princípios, determina a preservação do ambiente natural. Além disso, a não utilização de agrotóxicos e adubos químicos, poderá garantir uma melhor qualidade nutricional para o fruto do cacau . A constante reposição de matéria orgânica, característica da floresta, irá contribuir para a manutenção de um solo rico, equilibrado e capaz de atender as necessidades da planta.

O chocolate orgânico não possui leite em sua composição, tornando-se assim um produto à disposição para pessoas que tem intolerância a lactose e devem restringir o consumo de leite e derivados. Ao invés do leite, a soja é um dos componentes presentes na sua fabricação. E seu sabor é semelhante ao chocolate meio amargo.

A produção de cacau orgânico já é uma realidade na região sul da Bahia. Atualmente, técnicas de produção orgânica estão sendo desenvolvidas, em completa sinergia com o meio ambiente. Algumas alternativas como culturas consorciadas (cacau , palmito, café, ervas, temperos, mandioca, milho, feijão, frutas e até seringueiras) estão sendo testadas e certamente irão ter bons resultados.

A produção de chocolate, a partir do cacau orgânico, está sendo desenvolvida em todo o mundo. Já existem marcas famosas de chocolate orgânico nas prateleiras de mercados da Europa e dos Estados Unidos .

Esse tipo de chocolate defende não somente a idéia de consumirmos algo que faça bem para o nosso corpo, mas também incentiva o consumo consciente, de produtos que façam bem para o planeta. Também por isso, as embalagens costumam ser de papel reciclado! Aliás, a Páscoa pode ser uma boa época para começar a fazer reciclagem de lixo (separação do orgânico e do seco) em casa."

Fontes: Terra e Planeta Orgânico
Foto:http://rotaorganica.wordpress.com/2010/04/02/somos-todos-chocolovers/#comment-114

Nenhum comentário:

Postar um comentário