quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Começa a semana da água: calcule sua pegada hídrica

Foto: Andrea



De 16 a 22 de agosto, ocorre a Semana Mundial da Água, um evento que reúne profissionais de todo o mundo na cidade de Estocolmo, Suécia, para discutir temas relacionados a este recurso natural essencial.

Em algumas partes da América Latina, falar de escassez é um tanto difícil, já que países como Argentina e Brasil possuem ricas reservas de água doce, o que torna menos evidente o fantasma da escassez. Mas em países como a Índia ou o Iraque, a escassez já é uma realidade diária, e a exploração dos recursos hídricos avança sem controle em todo o mundo.

Segundo o documentário Blue Gold, a quantidade de água que se extrai das reservas subterrâneas é 15 maior do que a que pode ser reposta de forma natural. Estamos poluindo a água de forma praticamente irrreparável e destruindo pântanos que atuam como filtros naturais. O desmatamento está aumentando a quantidade de água que desemboca diretamente no oceano, sem a possibilidade de utilizá-la antes que se torne salobra. Segundo os profissionais consultados, dentro de 50 anos pode ocorrer um colapso dos sistemas de água do planeta.

Por todas estas razões, eventos como a Semana Mundia da Água são tão necessários. Organizada pelo Instituto Internacional de Água de Estocolmo (SIWI, na sigla em inglês), ela reúne cientistas, empresários, funcionários públicos e o setor civil de vários países do mundo, oferecendo conferências e oficinas que discutem questões referentes aos recursos hídricos.

E o que os consumidores têm a ver com este evento? Bem, é um bom momento para refletir sobre qual é o impacto de cada um neste cenário.
Você pode começar informando-se sobre sua pegada hídrica, que mede seu consumo de água em um ano e o compara a outras áreas do mundo. O website WaterFootprint oferece um teste para calculá-la.

Depois, continue refletindo sobre o tema com filmes como Blue Gold e Home, ou lendo o informe Crise Mundial da Água da UNEP (Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas). Esta é uma boa oportunidade para entender que o problema da água não está a décadas de distância. Está ocorrendo agora.

Mais informações:
Semana Mundial da Água

Nenhum comentário:

Postar um comentário