terça-feira, 18 de setembro de 2012

Noticias IBAMA

Operação Soberania Nacional segue em Mato grosso

'Sinop/MT (18/09/2012) – Dentro das ações da operação Soberania Nacional, Agentes ambientais federais do Ibama embargaram 500 hectares de área desmata ilegalmente, na região do município de Feliz Natal, norte do Mato Grosso. No local foi apreendido um trator de esteira utilizado para a derrubada. A multa passa de R$ 1,3 milhão.

A operação Soberania Nacional está se dando da seguinte forma: A partir de dados fornecidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real - DETER, produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, o Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama passa as informações às bases, que fazem a vistoria em campo, permitindo, assim, rastrear o desmate, a extração e o eventual transporte da madeira ilegal.

O Núcleo de Operações Aéreas – NOA complementa a agilidade proporcionada pelo serviço de geoprocessamento do Ibama, pois proporciona uma chegada rápida aos locais de degradação, nessa mesma vertente, a destinação dos bens apreendidos também tem sido muito célere. O trator apreendido nesta ação, por exemplo, que aconteceu na sexta feira (14/09), no dia seguinte (sábado) já estava sob a guarda da prefeitura de Nova Mutum, município próximo ao ocorrido.

Vários fatores produzem qualidade e agilidade nas ações fiscalizatórias do Ibama. O instituto utiliza equipamentos de última geração, tem agentes bem treinados, além de uma infraestrutura que conta com helicópteros e veículos preparados para o terreno amazônico. Os agentes ambientais federais estão distribuídos nas diversas frentes espalhadas pelo Mato Grosso, visando o combate ao desmatamento ilegal no estado.'

Essa e outras no SITE de Noticias Ambientais do Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário