sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Questão Fukushima



A polemica em torno da 'confusa' usina de Fukushima coloca em xeque outra polemica, a questao nuclear. Tema que vem trazendo reflexões sobre nossas vidas, como procedemos quanto a isso , que mudanças seriam preciso e quais soluções. Nessa entrevista do biólogo Jean Remy Davée Guimarães( Universidade Federal do R.J), deu ao Estúdio CH, ele traz alguns esclarecimentos e fala sobre os impactos desse acidente .
Entrevista completa

No momento, existe um impasse.A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica ) recomendou que a area de evacuação em torno da usina nuclear fosse o dobro que o estipulado pelo Japão de 20 Km, estendendo-se a cidade de Litate, que fica a 40 Km e , que foi detectada a presença de alto nivel de radioactividade. O Greenpeace também não estah satisfeita e pressiona para que o Japão amplie a area de segurança para 30 Km em torno da usina. Mas, o Governo japonês jah informou que nao ampliarah a area de segurança, embora recomendem que os moradores da região entre 20 e 30 km, deixem suas casas de forma voluntária.
Conforme o site do Greenpeace, a ONG continuará a acompanhar e a fornecer uma avaliação independente da situação . Mais no próprio site





Fontes:
http://cienciahoje.uol.com.br/
http://www.valoronline.com.br/online/geral/93/405791/aiea-recomenda-ampliar-area-de-isolamento-no-entorno-de-fukushima/
http://www.greenpeace.org/international/en/campaigns/nuclear/safety/accidents/Fukushima-nuclear-disaster/

Foto:
http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/03/12/300x225_tremorjapaofukushima_usina.jpg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário