sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mortandade de Peixes na Região dos Lagos Novamente

Num levantamento da Guarda Marítima Ambiental, a prefeitura recolheu nos últimos dois dias 30 toneladas de peixes mortos e pelo noticiario matinal da Record , ateh tartaruga marinha.

Conforme site de noticias da região "Pescadores de São Pedro da Aldeia estão preocupados. Peixes foram encontrados mortos e outros agonizando em praias da cidade. Os trabalhadores dizem que o despejo de esgoto na água é a causa da mortandade, mas a empresa responsável por esse serviço na Região dos Lagos se defende e diz que esta não é a causa."

Bom, conforme Eduardo Pimenta, superintendente da agencia de protecao ambiental da costa estadual:"Esse desastre ambiental provavelmente vai se repetir de 20 a 30 dias depois do carnaval porque o excesso populacional acrescido da chuva lançam todo o esgoto na Lagoa de Araruama. Esse esgoto provoca a diminuição dos índices de oxigênio, principalmente à meia-noite, e essas espécies animais não resistem à falta de oxigênio". Ou seja, pelo visto, a problematica eh o esgoto sim. Nesse caso, pergunta-se, como uma região em crescente desenvolvimento, de grande especulação imobiliária e recebendo royalties do petróleo, pode oferecer esse tipo de saneamento básico, totalizo porque a questão da agua também eh lamentável no verão.
Digo, nao eh curioso?
Fico pensando, num momento em que o planeta se encontra em meio dessa problemática toda , onde, de um lado, os mais evoluidos repensam melhor e procuram preservar por um caminho sustentável , enquanto por outro lado, eh isso que se ve...lamentável.






Fontes:
http://intertvonline.globo.com/rj/noticias.php?id=15559
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL976916-5606,00-SAO+PEDRO+DA+ALDEIA+DECRETA+SITUACAO+DE+EMERGENCIA+APOS+MORTANDADE+DE+PEIXE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário