quinta-feira, 7 de maio de 2009

07 / 05 / 2009 Cientistas encontram 200 novas espécies de rã em Madagascar

O boophis aff elenae está entre as novas espécies de anfíbios encontradas na ilha


Cientistas encontraram mais de 200 novas espécies de sapos e rãs em Madagascar, quase duplicacando o número de anfíbios conhecidos na ilha, conforme um estudo.

Madagascar, a quarta ilha do mundo em tamanho e famosa por ter animais exóticos como o lêmur de cauda anelada e rãs venenosas, é um local de biodiversidade apurada da fauna e flora. Mais de 80% dos mamíferos na ilha não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo, enquanto quase todos os 217 anfíbios conhecidos anteriormente na região são considerados pelos cientistas como nativos.

Segundo a pesquisa, realizada pelo Conselho de Investigação Científica da Espanha e publicado na edição de maio da revista Proceedings of the National Academy of Sciences, quase um quarto das novas espécies não foram encontradas em áreas sem proteção especial.

De acordo com o estudo, uma crise política impede a conservação da vida selvagem em Madagascar. Além disso, a descoberta ilustra o quanto as riquezas naturais são subestimadas na ilha, que movimenta cerca de US$ 390 milhões por ano em turismo.

(Fontes: JB Online e notícias Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário