domingo, 13 de janeiro de 2013

O Caso Aldeia Maracanã (assine a petição)

Desde que o governador Sérgio Cabral afirmou, que  demolirá o antigo e centenário prédio do Museu do Índio, vizinho ao Maracanã, por conta de obras para a Copa de 2014, a Aldeia Maracanã que reúne diversas etnias indígenas, luta pela reivindicação do seu espaço.

Assine a petição 


Aldeia Maracanã from Agencia Olhares on Vimeo.

Acho uma afronta aos Direitos Humanos, uma afronta a Cultura e ao Património. Um prédio  centenário abandonado e desperdiçado, que poderia ter sido visto com mais carinho, o que poderia ser um projeto cultural indigena muito bacana e porque nao, um atrativo turistico ateh mesmo na Copa. E, ao invés disso e  resolver a questão delicada indigena ali, preferem derrubar  por talvez, acharem mais facil por abaixo e pronto, uma praticidade oriunda do desrespeito e de uma ganância burra. Pondo abaixo vidas e esperanças, nao soh indigenas, como as de pessoas como eu no bom senso.


Índios choram durante o ato Foto: Luiz Roberto Lima / Futura Press








Foto: Luiz Roberto Lima / Futura Press ( Fonte G1)





5 comentários:

  1. Lara: o prédio não é sequer tombado e o Museu do Índio (o real) funciona há mais de quatro décadas em Botafogo, em um casarão histórico cercado de jardins. O prédio do antigo museu estava abandonado e ocupado por mendigos. Assim que se ouviu falar que haveria Copa, trouxeram alguns índios e vários militantes de partido emergente pro local, pra fazer essa farsa. Ali nunca viveram índios, exceto, talvez, antes do século XVII. Morei bem pertinho, posso falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esclarecendo e informando : Lembro-me sim do casarão abandonado e sempre que passava por ele, sentia pena por seus traços arquitônicos, história e localização, não terem sido mais valorizados ou aproveitado p/ projeto cultural, afinal,o casarão centenário não deixa de ser histórico, pena que poucos sabem de sua história.A casa, de 150 anos, pertenceu a Duque de Saxe, que doou a mansão para que o governo federal a transformasse em Centro de Pesquisa sobre a cultura indígena. O lugar já foi sede da Escola Nacional de Agricultura e também sediou o antigo Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Depois, em 1953, finalmente retornou para o estudo da cultura indígena, quando Darcy Ribeiro, em 19 de abril, instituiu o Dia do Índio, e criou ali no casarão o Museu do Índio, primeiro museu dedicado à cultura indígena de toda a América Latina. Ali na aldeia também foi criado o Parque Nacional do Xingú, uma das maiores e mais importantes reservas indígenas do país.

      Infelizmente o prédio não ficou muito tempo sendo utilizado para preservar e difundir a cultura indígena, em 1977 o museu foi transferido para o bairro de Botafogo e o prédio da Aldeia Maracanã passou para as mãos da Companhia Nacional de Abastecimento, que durante anos abandonou o casarão e o deixou praticamente em ruínas.

      O lugar, CONSIDERADO histórico e sagrado pelos povos indígenas, passou, aí sim, a ser ocupado por moradores de rua e usuários de drogas e seguiu durante anos abandonado pelo poder público. Realmente, o museu do Índio está em Botafogo e talvez por se falar em copa, tenham vindo sim por temerem a profanação do solo que consideram sagrado. Não sou uma expert, mas pesquiso bastante, ainda mais como amante de casarões antigos...rss E o pouco que sei e convivi dos índios, diferente dos que estamos acostumados,o SAGRADO é SAGRADO e dão muita importância a valores, que no dia-a-dia das cidades e nos lares,infelizmente, se perderam a muito.
      Agradeço o comentário, deu-me a oportunidade de expor a realidade do casarão, abração e boa semana! =D

      Excluir
  2. A casa do Duque de Saxe era considerada um lugar sagrado? hahaha
    Essa campanha toda só surgiu depois de anunciada a Copa! Eu tenho fotos do prédio sem pintura 'indígena' nos muros, que foi feita bem recentemente para poder divulgar a campanha na rede. Os poucos índios que estão ali foram trazidos de outras regiões, não são autóctones. Isso é farsa, Lara.

    ResponderExcluir
  3. Lendo atenciosamente o texto que respondi vc vai perceber que eu me referia ao que fora tratado ali em favor dos indígenas e não a casa em si. E sobre o caso do surgimento com proximidade da copa e tal. Com certeza, não devem ser autóctones, vieram de outros lugares,foi o q tentei explicar no mesmo texto. Mas respeito e compreendo a sua opinião =]
    Abçs!
    Ana Cláudia

    ResponderExcluir