quinta-feira, 9 de agosto de 2012

o tempo continua se esgotando para Tuvalu

O nome Tuvalu, significa "oito crescendo juntas", devido a quando apenas oito das nove ilhas eram habitadas.Trata-se do quarto menor pais do mundo com ilhas de vegetacao tropical e atois de corais em lagoas azuis, mas atravessa um desastre ambiental. Um arquipélago de ilhas que fica ao nordeste da Austrália e a leste de Nova Guiné, na Oceania.





Conforme denuncia o SITE 
( na integra). Tuvalu é o quarto menor pais do mundo com ilhas de vegetacao tropical e atois de corais em lagoas azuis, mas atravessa um desastre ambiental. Devido a grande procura, as mulheres locais estao levando ao exterminio os corais, com os quais fazem colares e vendem tanto na capital ou para Fiji. Cada colar é vendido por entre 2 e 7 dólares. Alem desse fator , construções como a estrada Funafuti Atoll ( uma estrada bem pavimentada reta leva à ponta norte da Fongafale Islet).

" Eles construíram esta estrada bonita, mas as ervas daninhas  estão crescendo rapidamente, destruindo nossa vegetação nativa."



O que Tuvalu tem feito para evitar os problemas que virão com o aumento da temperatura? O governo está fazendo pesquisas, com a assistência do governo japonês para avaliar se a areia da lagoa de Funafuti (a capital) pode ser retirada para ajudar a elevar a ilha. Mas é provável que esse seja um programa extremamente caro. Tuvalu, sendo um país menos desenvolvido, não tem os recursos financeiros para fazer o trabalho por conta própria.


               Funafuti é a capital do país insular de Tuvalu.
 


Um grupo de nove atóis coralinos. Seu ponto mais alto é 5 m acima do nível do mar. Trata-se de uma monarquia constitucional que faz parte da Commonwealth, ou seja, S.M. Elizabeth II é a chefe de Estado, tem um Governador Geral, mas quem manda mesmo é o primeiro ministro escolhido pelo Parlamento composto de 15 membros.

Tem uma população de 4.492 (dados de 2002), sendo o atol com maior população no país. É uma estreita faixa de terra entre 20 e 400 metros de largura, que circundam uma grande lagoa de 18 km de comprimento e 14 km de largura, com 275 quilômetros quadrados e profundidade máxima de 20m, sendo a maior lagoa do país. Este atol é formado por 33 ilhas que resultam em uma área terrestre de 2,4 quilômetros quadrados, menos de um porcento da área total do atol.
 
Fontes: wikipedia; http://www.e-familynet.com/phpbb/viewtopic.php?p=6275557;



Filme:

Antes do Dilúvio: Tuvalu (Before the Flood: Tuvalu) esse filme descreve a eficiência do modelo de vida moderno ocidental. E mostra ao mesmo tempo o quanto é difícil abrir mão do consumo imediatista em prol de uma duradoura qualidade de vida. Mesmo quando os efeitos negativos estão literalmente diante da própria porta. (Reinos Unidos/França 2004, Documentário, Paul Lindsay, 62 min.)

Faz parte de uma série de filmes Clima.Cultura.Mudança, produzida pelo Instituto Goethe em colaboração com a ECOMOVE International. Tendo como foco as dimensões sociais da mudança climática - o homem como perpetrador, como vítima, mas também como a chave para a resolução dos problemas - a série contém filmes produzidos em diversos países.



Abaixo, Imagens com suas belezas e seus graves problemas: ambientais e sociais.
O vídeo estah em inglês, mas as imagens mostram por si 
A populacao vive  a menos de dois metros  acima do nivel do mar


 'Os efeitos dos níveis dos mares devido ao aquecimento global parece muito distante para a maioria de nós, mas para o povo da pequena nação insular do Pacífico de Tuvalu, a ameaça é mais iminente.
Famílias com aguas nos degraus durante as marés cheias e a elevação do lençol freático interferindo com a produção de alimentos, o tempo está se esgotando rapidamente para a população de Tuvalu.'


E mais sobre Tuvalu como outro video, historia , religiao e suas curiosidades no BLOG TUVALU


Doi ver um paraiso  imergindo tao rapido... Quem sabe, a natureza concluiu que o melhor eh esconde-lo e protege-lo da total degradação humana...



Outras fontes: http://jorambiental.wordpress.com; http://www.filmambiente.com/index.php/158.html;
pesquisas Agente Eco; YouTube;
Fontes de Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário