O Dia Internacional dos Povos Indígenas, proclamado em Dezembro de 1994 pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Abaixo, a divulgação do documento aprovado por esta mesma Assembléia, em 13 de setembro de 2007, que é uma ferramenta importante para a defesa dos direitos dos povos indígenas em todo o mundo. Nele são colocados direitos como à participação política, à terra, aos territórios e aos recursos naturais, ao consentimento prévio, livre e informado e às normas não escritas que regem internamente a vida destas comunidades.'
Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas – português
Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas – guarani (traduzido da íntegra do documento produzido pela ONU pelo projeto AVA MARANDU).
“A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas estabelece uma referência para os governos usarem a fim de fortalecerem relações com povos indígenas e protegerem seus direitos humanos. Desde então, vimos mais governos trabalhando para reparar injustiças econômicas e sociais, através de legislação e por outros meios, e assuntos relacionados às populações indígenas tornaram-se mais proeminentes do que nunca na agenda internacional”, declarou o secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon.
Ainda da mesma fonte, "Segundo ele, o tema escolhido pela ONU para o Dia Internacional dos Povos Indígenas deste ano éCineastas Indígenas. “Esses cineastas nos abrem janelas para suas comunidades, culturas e história e seus trabalhos nos conectam a sistemas de fé e filosofias e capturam tanto a rotina diária quanto o espírito das comunidades indígenas”, justificou o secretário-Geral da ONU. “Enquanto comemoramos essas contribuições, convoco os governos e a sociedade civil a cumprirem suas promessas de avançar a situação das populações indígenas em todo o mundo”, conclamou Ban Ki-Moon.
Em mensagem divulgada hoje a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova lembrou que “em uma época aberta ao debate sobre uma nova agenda de sustentabilidade global, é preciso ouvir as vozes dos povos indígenas. É preciso levar em conta seus direitos, culturas e sistemas de conhecimento. (...)
Neste ano, a cerimônia do Quarup, homenageará o antropólogo e educador Darcy Ribeiro. O evento acontecerá nos dias 18 e 19, na aldeia Yawalapati, e contará com as presenças da ministra da Cultura, Ana de Hollanda e da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg.”.
Leia na integra (Cultura Viva)Fontes:http://www.vanhoni.com.br/2010/08/dia-internacional-dos-povos-indigenas/
Imgs: goole