sábado, 30 de outubro de 2010

Mutirao de limpeza - Itanhaem S.P.

Divulgando e repassando mais um bom exemplo de cidadania e luta ambiental da Ecosurfi :




Após a reorganização da ação internacional “Clean Up the World”, / Vamos Limpar o Mundo devido a problemas com o mal tempo (chuvas), a Ecosurfi realiza a campanha nesse próximo dia 01 de novembro na cidade de Itanhaém.

A programação terá início às 9 horas com os mutirões de limpeza acontecendo simultaneamente em 10 pontos estratégicos do município, totalizando uma área a ser atingida pela despoluição com cerca de 7,5 quilômetros.

Pontos de despoluição:

Suarão (Concentração Posto Bombeiro na Praia)
Centro (Concentração Quiosque Ventania)
Praia da Saudade - Trilha Sapucaitava (Concentração Praia dos Pescadores)
Praia dos Pescadores (Concentração Praia dos Pescadores)
Ilha das Cabras - Praia do Pescadores (Concentração Praia dos Pescadores)
Praia do Sonho - Faixa de Areia (Concentração Praia dos Pescadores)
Costão Praia do Sonho e Praia das Conchas (Concentração Praia dos Pescadores)
Cama Anchieta - Gruta nossa Senhora de Lourdes (Concentração Praia dos Pescadores)
Cibratel (Concentração Quiosque Correnteza)
Gaivota (Concentração Quiosque do Norberto)

Os mutirões serão finalizados com a triagem dos materiais coletados, às 11:30 horas.

As inscrições podem ser feitas pela página: www.ecosurfi.org ou pelos telefones (13) 3426 8138 – (13) 9755 1559

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Baleia nao resistiu...


Hesitei em comentar sobre essa noticia pela esperanca de um bom desfecho,mas foi em vao. A baleia jubarte que se encontrava encalhada na praia de Geriba , em Buzios, RJ , nao resistiu. E, um misto de raiva e vergonha diante da impotencia do desfecho eh explicito. Saber como evitar de uma maneira eficaz que nao encalhassem seria uma solucao.
Eu soube que os bombeiros do Grupamento Marítimo do RJ (G-Mar) monitoram todos os animais que cheguem perto da costa. Se algum deles se aproxima demais, eles usam barcos, apitos e o que mais estiver à mão para tentar afastá-lo.
Diante tantos encalhamentos por aqui ,me permite a questionar ou essa tentativa eh rudimentar ou nao se estah havendo um monitoramento eficaz...mas a realidade eh que quando uma baleia está desorientada o suficiente para encalhar, é porque já está doente ou com algum outro problema ; o que faz com que dificulte ainda mais com que ela volte para o mar depois que encalha.
E como vivem no mar onde na agua os seus corpos flutuam , fora dela, não têm estrutura para agüentar o próprio peso, que acaba por comprimir a caixa torácica, comprometendo a circulação e a respiração. O que se sabe eh que as baleias resistem a esse sofrimento por três dias, no máximo.

Os Cientistas ainda estão buscando explicações para o fenômeno que eh uma incognita.
As baleias jubarte realizam uma migração anual. Durante o verão ela se dirige para as águas polares para se alimentar e durante o inverno migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz seus filhotes. Assim, no hemisfério sul as jubartes chegam por volta de junho/julho e permanecem até novembro/dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação. Ou seja, a cada ano fazem uma viagem da Antártida rumo à costa brasileira em busca de águas quentes e rasas . A jubarte de Búzios, provavelmente, estaria em sua jornada de volta ao continente gelado, mas infelizmente, ainda não se sabe o motivo de ter encalhado.

Mais sobre a Jubarte no site do Instituto Baleia Jubarte

Como funciona o regate de uma baleia:
Mais de 50 homens trabalham na operação de desencalhe.

Mante-la molhada ,pois baleias e golfinhos podem sofrer queimaduras de sol, e por isso é importante mantê-los sempre molhados. As ondas ajudam, mas se o sol estiver forte demais é bom cobrir o animal com panos claros encharcados.

Cabo-de-guerra,onde uma rede acolchoada de tecido, presa a cabos, é passada por baixo do corpo do animal, até as nadadeiras. Os rebocadores puxam os cabos até que a baleia chegue a uma profundidade onde possa flutuar. (puxar pelo rabo pode quebrar a coluna).

Rebocador a postos,como não podem ficar perto demais, sob risco de encalhar também, os rebocadores contam com ajuda das lanchas para levar cabos e redes até os bombeiros.

Cordão de isolamento, pois os curiosos podem ser um problemão. Alguns chegam exaltados, outros com idéias mirabolantes. E ainda existe gente querendo colocar os filhos ,acreditem,em cima do animal para tirar fotos!

Abrindo caminho, onde jateadores de água, bombas ou dragas podem ser usados para escavar a areia, abrindo um caminho pelo qual a baleia pode ser levada para o mar.






Fontes:
José Laílton, coordenador do Projeto Mamíferos Aquáticos (Maqua), da UERJ. Instituto Baleia Jubarte; revista superinteressante ; http://veja.abril.com.br. Foto tb da Veja.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Druidismo e o Ativismo Ambiental










Primeiramente vamos esclarecer: Paganismo, significa "habitante do campo', eh o culto a natureza como sagrada, nada haver c/ culto ao demonio , alias , mais um dos equivocos historicos c/ fins vantajosos aos interessados tb historicos.

Segundo: Druidismo nao eh Wicca.

E terceiro:Mas a verdade, eh que nao hah rituais de sacrificios nem humanos e nem animais, pelo contrario,esses atos crueis e fanaticos eh p/ loucos devairados satanicos que deviam estar numa camisa de forca.
Assemelham-se sim, em suas funcoes aos xamanismo , tipo como a dos nativos americanos.E isto, eh devido a caracteristica fundamental da espiritualidade dos druidas: a profunda integração com o meio ambiente; a percepção de que a Natureza eh viva; eh sagrada, pois nos alimenta e isso eh a grande alquimia da vida, transformar uma semente no pao de cada dia.

Toda religiao evolui e todas tem lah seus historicos episodios tragicos, que o diga a Santa Inquisicao e a Reforma de Lutero que matou milhares de pessoas seguindo a linha de pensamento : "Que mal pode causar se um homem diz uma boa e grossa mentira por uma causa meritória e para o bem da igreja (luterana).".

Conforme visto, o druidismo era a religião dos celtas que ainda permanece viva e adaptada para os dias de hoje. Nela,o princípio básico eh a sacralidade da Natureza e por isso, eh inevitavel a busca por mais equilibrio e menos agressao a Mãe Terra; defende-se a harmonia, o amor e o respeito ao Meio Ambiente e nao o parasitismo desenfreado e inconsequente, que transforma a raça humana em uma doença malefica desse imenso organismo.

Conforme um membro da OBOD (The order of Bards ,Ovates e Druids):"Druidismo é uma espiritualidade de coisas simples - de tempo e lugar, a existência e a imaginação. Ela ensina a apreciação do nascer do sol eo som da água. Somos livres para expressar a divindade como a experimentamos."...
O que poucos sabem eh que alem do Projeto Bosque Sagrado, muitos druidas estão envolvidos com trabalhos ambientalistas e com a proteção do nosso planeta atraves principalmente de Ongs,fazendo parte delas ou p/ detras delas .
Pois os três deveres de um druida sao : curar a si mesmo; curar a comunidade; curar a Terra.

Diante fonte da BBC Brasil, o druidismo deve se tornar a primeira prática pagã a receber reconhecimento oficial como religião no Reino Unido, status que lhe garante isenção fiscal. Isso significa que os Druidaspodem receber isenção de impostos sobre doações - e agora têm o mesmo estatuto que as religiões tradicionais, como a Igreja da Inglaterra.
A comissão britânica que regula instituições de caridade aceitou o argumento de que a adoração a espíritos naturais pode ser vista como uma atividade religiosa de interesse público, milhares de anos após os primeiros druidas terem surgido no Reino Unido. O druidismo é uma das primeiras práticas espirituais de que se tem conhecimento no Reino Unido, e os druidas também existiram em sociedades celtas em outros países da Europa.

A organização Druid Network afirma, no entanto, que não se beneficiará da isenção fiscal a que deve ter direito, porque não recebe dinheiro o suficiente para tal.Phil Ryder, líder da Druid Network, disse apreciar o reconhecimento oficial, ainda que esse não tivesse sido o motivo pelo qual pediu o status de organização de caridade. "Pedimos porque somos obrigados por lei a fazê-lo."

Embora muitos os vejam como pessoas misteriosas, os antigos druidas eram conhecidos como líderes religiosos, juízes e sábios entre os celtas durante os tempos pré-cristãos. Como o site Druidismo diz,"os 'textos' sagrados dos Druidas são o passar das estações do ano, são os ritmos da Natureza, as marés, as flores, as tempestades, as trilhas do Sol e da Lua através do firmamento. É um texto 'interativo', que não deve ser memorizado ou entendido, mas sim sentido no fundo de nossas almas".

As pessoas estao se conscientizando cada vez mais em preservar o meio ambiente e conforme Adrian Rooke, um druida que trabalha como conselheiro disse: "O mundo está ficando sem recursos, e nesse contexto, agora é mais importante para as pessoas formular uma relação com a natureza."




Uma Sociedade Ecozóica
"Todos nós temos nosso trabalho particular. Temos uma variedade de ocupações. Mas além do trabalho que desempenhamos e da vida que levamos, temos uma Grande Obra na qual todos estamos envolvidos e ninguém está isento: é a obra de deixar uma era cenozóica terminal e ingressar na nova Era Ecozóica na história do Planeta Terra. Esta é a Grande Obra".
- Thomas Berry (geólogo, pensador, visionário )
















Fontes tb utilizadas:CBS News; Luis Nassif Online ; blog Caer Tabebuya; Templo de Avalon
Fotos: Picasa; flickr; xamanismo.com.br ; http://www.montrealcelticfestival.com/celtic.jpg ; http://2.bp.blogspot.com

sábado, 2 de outubro de 2010

Jah fala-se em salmoes trangenicos...

Para quem nao sabe , Trangenicos sao organismos geneticamente modificados, ou seja, novas combinações genéticas onde recombina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza. Faz parte de uma polemica entre cientistas e ambientalistas devido a desinformacao, ninguem sabe ao certo suas reais consequencias tanto na saude, quanto ao Meio-Ambiente.

O sashimi de salmão, uma das iguarias gastronômicas feitas com a carne disputada do peixe. Este vem do Chile (foto :Flickr.com/ Puamelia – CC BY-SA 2.0).


Conforme artigo no Ciencia Hoje, o salmao estah sendo adulterado para acelerar o seu crescimento e atender a demanda. Em sua defesa, afirmam que isso pode diminuir a pesca predatoria e com isso,evitar maiores impactos ambientais... por outro lado, o medo dos ambientalistas eh que estes salmoes do cativeiro, possam ter qualquer acesso ao Meio-Ambiente e alem disso,por serem mais vorazes e agressivos, possam ameacar os salmões comuns.
Ainda conforme o artigo em integra: "Após a análise pormenorizada e criteriosa da FDA, foi comprovado que o consumo dos salmões transgênicos é algo seguro".
Bem, a ideia pode ateh ser bem intencionada, mas manipular a natureza dessa forma eh preciso ao meu ver muita cautela.Fica valendo aquele antigo ditado , onde veste-se um santo e despe-se outro, o que nesse caso , pode ficar irreversivelmente despido, em se tratando do Meio-Ambiente.




Fontes: Wikipedia, Ciencia Hoje