segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Projeto de universidade catarinense estimula produção de energia solar fotovoltaica

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina (Ideal) e a Eletrosul anunciam hoje (25), às 9 horas o lançamento do projeto Eletrosul Megawatt Solar.

A Eletrosul instalará sobre o edifício principal em sua sede sistemas que vão gerar em média, 1,2 GWh, ao ano. A produção será equivalente à energia consumida no mesmo período em cerca de 400 residências.

Os geradores serão interligados à rede elétrica pública e a energia gerada poderá ser vendida para consumidores livres e interessados em utilizar energia limpa.

O projeto tem como objetivo estimular a produção de energia solar fotovoltaica em prédios públicos federais no Brasil. Os pesquisadores pretendem ainda incentivar a utilização desse tipo de geradores em grandes edificações como aeroportos e em estádios de futebol, tendo em vista a Copa do Mundo de 2014.

Desde fevereiro deste ano o gerador-piloto deste projeto está em funcionamento com a geração de 12 kWp.

Durante o evento será anunciada ainda a aprovação de um financiamento de 2,8 milhões de euros para as atividades e lançado o livro "Energia Eólica para Produção de Energia Elétrica", de autoria do diretor de Engenharia da Eletrosul Ronaldo dos Santos Custódio.
*Com informações da UFSC e Eletrosul.


Ambiente Brasil > Notícias > Categoria > Energia
Imprimir | Envie para um amigo | Receba o Jornal Diário | RSS
25 / 09 / 2009 EXCLUSIVO: Projeto de universidade catarinense estimula produção de energia solar fotovoltaica


Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário