Todos nós sabemos que a água é o recurso natural mais precioso que existe no planeta Terra. Fonte de toda a vida, ela deve ser tratada com a atenção que merece, sendo nossa responsabilidade a manutenção sustentável desse bem.
Caminhando nessa direção, o ECOPRÁTICO já mostrou uma série de dicas que mostram como é possível usar água de maneira mais consciente nas mais diversas situações em que ela seja porventura usada.
Dessa vez, no entanto, a dica não é nossa, mas sim de um de nossos telespectadores. Anderson Zemis é morador do município de Sumaré, no estado de São Paulo. Preocupado com o meio ambiente, resolveu pôr em prática, há cerda de dois meses, um mecanismo de reaproveitamento da água da máquina de lavar de roupas.
“Chegamos a economizar cerca de 1000 litros de água por mês, o que comprovamos na média aferida na conta de água dos últimos meses”, informa.
Para viabilizar a ideia, Anderson simplesmente prendeu (com massa de vedação) uma torneira em um tambor plástico de 200 litros, do mesmo tipo usado no sistema de captação de água da chuva que mostramos no primeiro episódio do programa. O tambor custou aproximadamente R$ 45,00. Já a torneira, varia de acordo com o modelo usado. É importante lembrar que a água das máquina de lavar devem ser usadas para atividades não potáveis, tais como limpeza de calçadas, carros, quintais etc.
E então, gostou da dica? Quer colaborar também? Envie a sua sugestão para ecopratico@ecopratico.com.br e compartilhe com outros as suas práticas sustentáveis!
(Fonte : Blog do Ecoprático)