terça-feira, 30 de agosto de 2011

Petrobras quer distância de Abrolhos. Mas não muita | Brasil

Petrobras quer distância de Abrolhos. Mas não muita | Brasil

Beautiful earth




"Irreversivelmente, mais de um em cada dez de todas as plantas e animais hoje , serao extintos
por causa dos gases responsáveis ​​pelo aquecimento global jah lançado na atmosfera.

Os cientistas estimam que se a humanidade continuar a queimar petróleo, carvão e gás no ritmo atual,
um em cada três animais jah estarao condenados pelo ano de 2050.

Os cientistas estimam que se as taxas de desmatamento atuais continuarem, que todas as florestas tropicais serao destruídas ateh o ano de 2060 ."

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

WWF faz campanha contra desmatamento do Cerrado

"A ONG WWF lançou uma campanha no Reino Unido mostrando que ao contrário do que se pensa, a produção da oleaginosa tem maior impacto na savana brasileira do que no Amazônia .

Segundo a coordenadora da campanha, Isabella Vitali, é difícil despertar atenção do público sobre as questões do Cerrado “O foco principal das campanhas no Brasil continua a ser a Amazônia”, ela conta. Mesmo entre as empresas, o conhecimento parece ser reduzido. Vitalli explica que com o estabelecimento da moratória da soja na Amazônia – acordo firmado entre as ONGs e as maiores empresas comercializadoras de commodities – empresários pensam que o problema já foi resolvido.

A estratégia para sensibilizar os britânicos é pedir que enviem cartas aos principais supermercados pedindo informações sobre o suprimento de soja do Brasil e quaisquer ligações com a produção no Cerrado. O WWF lançará também um relatório em breve com dados sobre a relação entre o mercado global de commodities e o Cerrado." ( O Eco)

Abaixo o vídeo WWF Save the Cerrado campaign feito em ingles para a campanha:





terça-feira, 23 de agosto de 2011

Descubra o ciclo das sacolas plásticas no Akatu Mirim!




http://www.akatu.org.br/

As 'missoes' e a Cultura Indigena

"Paulo Yawanawá fala do atrito entre seu povo e os missionários que chegaram querendo impor um estilo de vida, culpas e pecados inexistentes na cultura indígena."

Belo Monte - Piaraçu





O indio eh um patrimonio cultural vivo . Mas , nesse pais nao se valoriza nem patrimonio, nem cultura e menos ainda, os recursos naturais... e agora? e depois? Vc se preocupa ?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Diabo-da-Tasmânia ( Sarcophilus harrisii )



Fiquei um pouco fora do ar, mas voltando a tona e com algo bem preocupante que é a situacao dos Sarcophilus harrisii, nome cientifico do "diabo (ou demonio) da Tasmânia
Muito conhecido nos desenhos animados Looney Tunes, mas que, segundo o naturalista inglês Terry Nutkins, a imagem passada nos desenhos é distorcida. 'O diabo-da-tasmânia é um marsupial e por trás de seu nome popular, há um mamífero belo, de olhinhos inteligentes e de temperamento tímido.'

Apesar de serem protegidos pelas leis ambientais da Austrália, um mal anda os atingindo impiedosamente. Conhecida como "doença do tumor facial do diabo" ( Devil Facial Tumor Disease) , essa enfermidade é um tipo de câncer e vem terminando com existência desses animais.

Como ocorre: 'Na face do marsupial, nascem tumores que aumentam de tamanho e o impede de se alimentar. Assim, ele acaba morrendo de fome.'
E ainda conforme fontes, ' cientistas procuram pela cura, mas não descobriram o que causa a doença. Sabem, entretanto, que ela é contagiosa entre os diabos-da-tasmânia. Por isso, tentam remover os animais saudáveis para outros lugares. Em algumas áreas da Tasmânia, 83% desses marsupiais estão infectados.'
"Entre as teorias que tentam explicar o rápido surgimento da doença, estão as de que ela teria sido causada por pesticidas ou por um vírus adormecido nos animais." (oglobo.globo.com/ciencia/salvevoceoplaneta)


Mas, uma noticia na Eco4 Planet dessa segunda feira (22 de agosto ) me deixou feliz, li : "Na semana passada, como um sopro de esperança, cinco animais recém nascidos foram apresentados ao mundo. Foi no Zoológico de Queensland, na Austrália. O nascimento é importante para a espécie já que, mesmo antes da doença misteriosa, o animal se encontrava em risco de extinção."

Ainda no site, "Tammy Forge, diretora do Zoo, diz que os animais podem desaparecer completamente do seu habitat natural em até 15 anos e só sobreviverão os que vivem em cativeiros."

Uma luz no fim do tunel com toda certeza e vamos torcer para que seja descuberta o que causa isso.


Fontes: O globo; Wikipedia; educacao.uol.com.br;marsupiais.blogspot.com; eco4planet
(img : http://entretenimento.r7.com)